Deborah Oliveira
11 de abr de 20223 min
Os valores (ou pilares) da organização são ferramentas poderosas que alinham e guiam a cultura da sua organização. São eles que definem o que a empresa acredita, qual a forma de entregar seu valor no mundo e quais devem ser os comportamentos e atitudes dos colaboradores no dia a dia.
A cultura é a identidade da empresa, aquilo que orienta os comportamentos e as decisões das pessoas. Ao contrário de produtos e serviços, a cultura de uma empresa não pode ser copiada. Por isso ela é o grande diferencial da sua organização e um fator essencial para a alta performance e o engajamento dos colaboradores.
É a cultura que norteia e alinha as expectativas quanto aos comportamentos que são importantes para o sucesso da empresa. Assim, ter clareza desses comportamentos é uma forma de incentivar e fortalecer a vivência dos valores e, consequentemente, da cultura que foi idealizada para a sua organização.
Aqui na Wecare temos contato com muitas empresas que estão crescendo rápido e também com empresas passando por processos de transformação dos seus negócios! Nesses dois cenários é super importante que a Cultura esteja clara e bem escrita.
Reflita sobre o momento do negócio e quais são os seus principais desafios, respondendo perguntas como:
Quais são os objetivos da empresa?
Que tipo de valor queremos agregar para o mercado e clientes?
Como minha empresa se diferencia ou quer se diferenciar de outras marcas do mercado?
Isso tudo só vai virar realidade se as pessoas que estão com você na construção dessa estratégia estiverem alinhadas e compartilharem a mesma visão, além de apresentarem no dia a dia comportamentos alinhados. Então, diante disso, pergunte-se:
Quais comportamentos e atitudes devem estar presentes no dia a dia das pessoas?
O que é esperado do time?
Quais pilares não abrimos mão?
Como deve ser a entrega do nosso produto / serviço?
Se for necessário, faça uma priorização com os pontos que são importantes e/ou indispensáveis para guiar a Cultura da empresa.
Com as informações em mãos, escolha nomes ou frases curtas e marcantes para a Cultura da organização. Leve em consideração a personalidade da marca, da empresa e do time. Após a criação dos nomes, escreva também uma descrição curta do que cada valor representa para a empresa, para auxiliar o time no entendimento!
Histórias são pequenos textos que descrevem algo que deve ser vivido na organização e que tornam mais tangíveis os comportamentos alinhados à Cultura - é a ferramenta ideal para que seus colaboradores consigam entender na prática o que são os valores da sua empresa. Elas podem ser situações reais ou fictícias que os exemplificam!
Para que, de fato, sua empresa entregue seu diferencial no dia a dia com os clientes, seus colaboradores precisam conhecer, acreditar e vivenciar os valores definidos para a cultura.
Para garantir que a nova Cultura vai ser realmente vivida pelas pessoas no dia a dia de trabalho é a existência de rituais, ferramentas e elementos que tragam os valores para a vida real. Chamamos isso de artefatos de Cultura. Transforme ou crie novos processos, reveja a forma como as decisões são tomadas, crie oportunidades para que os valores realmente façam parte do ambiente e da rotina das pessoas.
Agora, é só colocar a mão na massa para construir uma cultura sólida e incrível!