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5 etapas para definir ou revisar os valores da sua empresa

Atualizado: 3 de Dez de 2020

A cultura é a identidade da empresa, aquilo que orienta os comportamentos e as decisões das pessoas. Ela pode ser o grande diferencial da sua organização e um fator essencial para a alta performance e o engajamento dos colaboradores.


É a cultura que norteia e alinha as expectativas quanto aos comportamentos que são importantes para o sucesso da empresa. Assim, ter clareza dos comportamentos apresentados que estão alinhados à cultura é uma forma de incentivar e fortalecer a vivência dos valores e, consequentemente, da cultura que foi idealizada para a sua organização.​


Aqui na Wecare temos contato com muitas empresas que estão crescendo rápido e também com empresas passando por processos de transformação dos seus negócios! Nesses dois cenários é super importante que a Cultura esteja clara. Para apoiar nesse desafio, preparamos listamos aqui 5 etapas para definir ou revisar os valores da cultura de forma ágil, colaborativa e alinhada à estratégia do negócio.


5 etapas para definir ou revisar os valores da sua empresa


1 - Analise a estratégia da organização.

Reflita sobre o momento do negócio e quais são os seus principais desafios, respondendo perguntas como:

  • Quais são os objetivos da empresa?

  • Que tipo de valor queremos agregar para o mercado e clientes?​

  • Como minha empresa se diferencia ou quer se diferenciar de outras marcas do mercado?​


2 - Defina os comportamentos esperados para o alcance de tudo isso.

Isso tudo só vai virar realidade se as pessoas que estão com você na construção dessa estratégia estiverem alinhadas e compartilharem a mesma visão, além de apresentarem no dia a dia comportamentos alinhados. Então, diante disso, pergunte-se:

  • Quais comportamentos e atitudes devem estar presentes no dia a dia das pessoas?​

  • O que é esperado do time?​

Se for necessário, faça uma priorização com os pontos que são importantes e/ou indispensáveis para guiar a Cultura da empresa.


3 - Dê nome e significado aos valores.

Com as informações em mãos, escolha nomes ou frases curtas e marcantes para a Cultura da organização. Leve em consideração a personalidade da marca, da empresa e do time. Após a criação dos nomes, escreva também uma descrição curta do que cada valor representa para a empresa, para auxiliar o time no entendimento!


4 - Construa as histórias dos valores.

Histórias são pequenos textos que descrevem algo que deve ser vivido na organização e que tornam mais tangíveis os comportamentos alinhados à Cultura - é a ferramenta ideal para que seus colaboradores consigam entender na prática o que são os valores da sua empresa. Elas podem ser situações reais ou fictícias que os exemplificam!


5 - Criação de rituais, ferramentas, elementos visuais, sonoros ou escritos​.

Um outro passo relevante para garantir que a nova Cultura vai ser realmente percebida e vivida pelas pessoas no dia a dia de trabalho é a existência de rituais, ferramentas e elementos que tragam os valores para a vida real. Chamamos isso de artefatos de Cultura.​ Transforme ou crie novos processos, reveja a forma como as decisões são tomadas, crie oportunidades para que os valores realmente façam parte do ambiente e da rotina das pessoas.​

Agora, é só colocar a mão na massa para construir uma cultura sólida e incrível!

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