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  • Foto do escritorDeborah Oliveira

Valores da cultura: como definir os da sua empresa

Os valores (ou pilares) da organização são ferramentas poderosas que alinham e guiam a cultura da sua organização. São eles que definem o que a empresa acredita, qual a forma de entregar seu valor no mundo e quais devem ser os comportamentos e atitudes dos colaboradores no dia a dia.

O que é cultura organizacional?

A cultura é a identidade da empresa, aquilo que orienta os comportamentos e as decisões das pessoas. Ao contrário de produtos e serviços, a cultura de uma empresa não pode ser copiada. Por isso ela é o grande diferencial da sua organização e um fator essencial para a alta performance e o engajamento dos colaboradores.

É a cultura que norteia e alinha as expectativas quanto aos comportamentos que são importantes para o sucesso da empresa. Assim, ter clareza desses comportamentos é uma forma de incentivar e fortalecer a vivência dos valores e, consequentemente, da cultura que foi idealizada para a sua organização.​


Aqui na Wecare temos contato com muitas empresas que estão crescendo rápido e também com empresas passando por processos de transformação dos seus negócios! Nesses dois cenários é super importante que a Cultura esteja clara e bem escrita.


5 etapas para definir ou revisar os valores da cultura de forma ágil, colaborativa e alinhada à estratégia do negócio.


1° Analise a estratégia da organização.

Reflita sobre o momento do negócio e quais são os seus principais desafios, respondendo perguntas como:

  • Quais são os objetivos da empresa?

  • Que tipo de valor queremos agregar para o mercado e clientes?​

  • Como minha empresa se diferencia ou quer se diferenciar de outras marcas do mercado?​

2° Defina os comportamentos esperados para o alcance de tudo isso.

Isso tudo só vai virar realidade se as pessoas que estão com você na construção dessa estratégia estiverem alinhadas e compartilharem a mesma visão, além de apresentarem no dia a dia comportamentos alinhados. Então, diante disso, pergunte-se:

  • Quais comportamentos e atitudes devem estar presentes no dia a dia das pessoas?​

  • O que é esperado do time?

  • Quais pilares não abrimos mão?

  • Como deve ser a entrega do nosso produto / serviço?

Se for necessário, faça uma priorização com os pontos que são importantes e/ou indispensáveis para guiar a Cultura da empresa.

3° Dê nome e significado aos valores.

Com as informações em mãos, escolha nomes ou frases curtas e marcantes para a Cultura da organização. Leve em consideração a personalidade da marca, da empresa e do time. Após a criação dos nomes, escreva também uma descrição curta do que cada valor representa para a empresa, para auxiliar o time no entendimento!

4° Construa as histórias dos valores.

Histórias são pequenos textos que descrevem algo que deve ser vivido na organização e que tornam mais tangíveis os comportamentos alinhados à Cultura - é a ferramenta ideal para que seus colaboradores consigam entender na prática o que são os valores da sua empresa. Elas podem ser situações reais ou fictícias que os exemplificam!

5° Crie rituais, ferramentas, elementos visuais, sonoros ou escritos​.

Para que, de fato, sua empresa entregue seu diferencial no dia a dia com os clientes, seus colaboradores precisam conhecer, acreditar e vivenciar os valores definidos para a cultura.

Para garantir que a nova Cultura vai ser realmente vivida pelas pessoas no dia a dia de trabalho é a existência de rituais, ferramentas e elementos que tragam os valores para a vida real. Chamamos isso de artefatos de Cultura.​ Transforme ou crie novos processos, reveja a forma como as decisões são tomadas, crie oportunidades para que os valores realmente façam parte do ambiente e da rotina das pessoas.​

Agora, é só colocar a mão na massa para construir uma cultura sólida e incrível!

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