• Deborah Oliveira

5 impactos de quando seu time não se sente reconhecido

Atualizado: Nov 13

Você gosta de ter o seu trabalho reconhecido pelas pessoas?

Aposto que a sua resposta foi sim, afinal, quem não quer ter o seu desempenho valorizado e ser respeitado pelos outros?

3 colaboradores sorrindo por serem reconhecidos em seu trabalho

Nós, como profissionais, percebemos isso no nosso dia a dia, mas uma série de estudos trazem dados que nos ajudam a entender melhor o impacto que isso gera nas pessoas e nas empresas. Separamos aqui os resultados de algumas pesquisas para compartilhar com vocês:

66% das pessoas afirmaram que provavelmente deixariam o emprego se não se sentissem apreciados (esse número chega a 73% entre millennials) - OfficeTeam
89% das pessoas se queixam de estresse por falta de reconhecimento no ambiente de trabalho - ISMA
78% das pessoas afirmaram que trabalhariam melhor se se sentissem mais reconhecidas - Capterra

Porém, mesmo com tantas consequências negativas, nem sempre o reconhecimento acontece de uma forma efetiva nas empresas, certo?

A tradicional avaliação de desempenho não é mais capaz de suprir as necessidades de reconhecimento e de engajamento do time como esperado. Isso acontece porque também precisamos fazer isso no dia a dia!

Quais são as consequências de não ter uma estratégia de reconhecimento?

Sem estratégias consistentes e contínuas de reconhecimento, você, como profissional de RH, líder ou até mesmo dirigente de uma empresa, não só deixa de aproveitar os benefícios de ter um time engajado por se sentir reconhecido, como pode ter consequências negativas casso não atenda às demandas das pessoas.

Veja quais são:

  1. Deixar o seu time no escuro, sem saber como está indo seu desempenho e o que é esperado deles: Isso gera insegurança e tira o foco das pessoas no que é realmente importante, as pessoas querem saber se estão indo na direção correta e contribuindo para o negócio!

  2. Fazer com que as pessoas se sintam desvalorizadas por se dedicarem e não terem retorno sobre o seu desempenho. Isso pode fazer até com que elas questionem ou não acreditem no seu próprio potencial.

  3. Impacto no alcance de resultados e na produtividade, por diminuir a motivação do time.

  4. Perder a conexão entre gestor, liderado, time e com a empresa como um todo. Se sentir parte de algo maior e saber que é uma parte importante do todo, é uma grande demanda dos profissionais hoje.

  5. Perda de talentos: como já citamos no início, as pessoas afirmam que a falta de reconhecimento tem impacto direto na decisão de permanecer na empresa ou buscar um novo emprego. E turnover você já sabe, tem um custo enorme para a empresa e, em um cenário de guerra por talentos que vivemos hoje, o prejuízo é ainda maior.

Depois de ler esse 5 pontos você concorda comigo que um ambiente em que isso acontece não é nada saudável tanto para as pessoas e seu desempenho, quanto para os resultados do negócio, certo?

Porque começar a investir em reconhecimento contínuo hoje?

O investimento em reconhecimento tem impacto direto no time e ele não precisa custar muito! Reconhecendo as pessoas você atende a demandas importantes de feedback e valorização. Quer saber como fazer isso? Confira nosso artigo com dicas de como reconhecer!

Não vale a pena deixar para depois esse aspecto tão importante para a gestão de pessoas da sua empresa! Então, a partir de agora, vamos focar no reconhecimento por aí?





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Criamos ambientes de trabalho incríveis baseados em uma 
cultura de valorização e reconhecimento de pessoas

Somos uma plataforma gamificada de reconhecimento de colaboradores, com um marketplace de recompensas flexiveis, para apoiar empresas em seus desafios de engajamento e motivação no trabalho. 

Entre para a nossa lista e

receba conteúdos exclusivos!

Obrigado pelo envio!