top of page
  • Foto do escritorLuciana Negreiros

Merit Money: Como empresas inovadoras remuneram seus times

Atualizado: 11 de jan. de 2022

Falamos bastante sobre como antigos processos de gestão de pessoas não combinam mais com os novos modelos de trabalho e com o perfil das pessoas que estão no mercado. Um desses processos defasados é o de remuneração. Hoje vamos focar na remuneração variável, mais especificamente, o Merit Money.

Como o merit money ajuda a melhorar a experiência dos colaboradores nas empresas

Não é de hoje que estudos mostram que o modelo de bônus anuais não gera o impacto esperado nas pessoas, apesar do alto investimento financeiro que eles representam para as empresa.

Nos trabalhos com características mais colaborativas e voltados à inovação, esses modelos têm falhado ainda mais!

Nos últimos anos, com a presença das novas gerações no mercado, as expectativas com o trabalho tem mudado: eles buscam pertencimento, flexibilidade, reconhecimentos e recompensas mais imediatas e, poderíamos citar vários outros pontos...

As mudanças nas formas de trabalho e no perfil das pessoas que estão no mercado, tem feito com que programas de mérito e bônus tradicionais sejam cada vez menos efetivos.

Mas o que é o Merit Money?

Sistema de recompensas e bonificação colaborativo e contínuo, onde cada colaborador pode premiar e reconhecer os colegas de trabalho de acordo com a contribuição de cada um para a equipe.

Esse conceito, que surgiu no contexto do Management 3.0, tem como foco criar formas de fazer gestão mais alinhadas a essa cultura digital que vem tomando conta das empresas.

O Merit Money permite às empresas recompensarem as pessoas por suas contribuições e resultados. Nesse sistema levamos em conta a percepção compartilhada de quanto cada pessoa tem agregado de valor para a equipe e os resultados do negócio como um todo.

Além disso, esse modelo dá autonomia para todo o time, não só gestores, de definir como essas recompensas devem ser distribuídas.

Como funciona o Merit Money?

As pessoas recebem uma espécie de mesada, que pode ser uma moeda fictícia, e distribuem esse valor para os colegas de trabalho, como forma de reconhecimento pelo o que aquelas pessoas tem feito de positivo.

No fim, essas moedas fictícias podem ser convertidas em dinheiro ou outras formas de recompensas.

O Merit Money permite às empresas recompensarem as pessoas realmente por suas contribuições, levando em conta a percepção compartilhada de quanto cada pessoa tem agregado de valor para a equipe e os resultados do negócio como um todo.

Além de uma alternativa para bônus anuais por metas individuais, ou outros modelos tradicionais de mérito, essa prática ainda cria uma cultura de feedback contínuo e 360º que energiza o time, e alinha as pessoas à cultura e a um propósito comum.

Quais são os principais benefícios da remuneração variável por mérito?

O Merit Money incentiva a colaboração e empodera times a se tornarem responsáveis pelo processo, proporcionando uma forma atrativa e transparente de recompensar e incentivar os colaboradores.

Além disso, quando em conjunto com outras práticas de reconhecimento e engajamento de colaboradores, o merit money resolve diretamente uma grande dor hoje nas empresas: torna mais visível e tangível o impacto que cada um tem nos resultados da equipe e da empresa como um todo.


A WeCare pode te ajudar a implementar um programa de Merit Money! Vamos nessa?

A Wecare tem como propósito criar ambientes de trabalho incríveis baseados em uma cultura de reconhecimento e valorização das pessoas.

Somos uma plataforma gamificada de reconhecimento de colaboradores, que usa o Merit Money para apoiar empresas em seus desafios de engajamento e motivação no trabalho.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Criamos ambientes de trabalho incríveis baseados em uma 
cultura de valorização e reconhecimento de pessoas

Somos uma plataforma gamificada de reconhecimento de colaboradores, com um marketplace de recompensas flexiveis, para apoiar empresas em seus desafios de engajamento e motivação no trabalho. 

bottom of page