top of page
  • Foto do escritorDeborah Oliveira

3 tendências para inovar no engajamento de seus colaboradores em 2022

Atualizado: 9 de mai. de 2022


Tendências para inovar no engajamento de colaboradores

Você já se perguntou por que os modelos de reconhecimento da sua empresa são como são?

Grande parte das empresas ainda utiliza metodologias de motivação e reconhecimento pautadas em uma cultura de comando e controle. O que até fazia certo sentido em um outro tempo do mercado de trabalho e de modelos de negócio. Um tempo em que o cenário era muito mais previsível e em que processos bem definidos e seguidos à risca garantiam eficiência e resultados para empresa.

Hoje não é mais assim, certo? Temos um mercado extremamente volátil que demanda que as empresas inovem constantemente para se manterem vivas.

Além disso, a entrada de novos perfis na composição dos times ainda deixa essa mais complexa essa equação. Nessa pluralidade e diversidade, vemos que as pessoas querem se sentir conectadas ao lugar em que trabalham e receber retornos constantes sobre sua atuação e performance.

O trabalho mais colaborativo e menos hierarquizado também faz parte desse novo cenário!

Lendo isso você com certeza já chegou a conclusão, ou até mesmo já vive essa dor no seu dia a dia: os modelos tradicionais de gestão de pessoas não atendem mais às necessidades de empresas e times.

Com as demandas de transformação cultural e digital, precisamos falar sobre isso e como adequar essas pautas à economia digital. Não é um desafio fácil, mas para te inspirar, nós trouxemos aqui 3 tendências em reconhecimento e incentivo de colaboradores que vão te ajudar a levar inovação para a sua empresa, aumentando o engajamento e impactando positivamente a atração e retenção dos talentos.


1. Reconhecimento peer to peer (ou reconhecimento entre pares)

Ser reconhecido apenas pelos gestores uma vez ao ano na tradicional Avaliação de Desempenho não mais satisfaz as necessidades que o colaborador tem de saber se está ou não realizando um trabalho de impacto.

Então, que é o Reconhecimento entre pares?

O reconhecimento peer to peer é um modelo em que todos os colaboradores enviam e recebem reconhecimentos por comportamentos, entregas e atitudes importantes e impactantes que foram apresentados no dia a dia de trabalho. Todos têm o poder de reconhecer os colegas, independente de ocupar ou não um cargo de gestão.

Benefícios do Reconhecimento entre pares:

Empresas que adotam essa prática compartilham a responsabilidade por motivar a engajar o time com todos, uma vez que o reconhecimento deixa de ser um direito exclusivo dos gestores e RH e passa a ser um movimento que envolve toda a empresa. Além disso, o reconhecimento entre pares incentiva o trabalho em equipe, oferece autonomia e promove autoconfiança nos times.

2. Merit money

Essa prática é uma ótima alternativa aos tradicionais bônus anuais por metas individuais! Afinal, nós sabemos que cada vez mais se torna difícil pensar em metas em que um colaborador seja capaz de entregar sozinho. A necessidade constante de inovação e solução de problemas demanda um trabalho colaborativo! Além disso, o Bônus Anual é muito distante do trabalho diário e vem perdendo atratividade entre as pessoas que compõem cada dia mais os times.

Então, o que é o Merit Money?

Uma prática que tem origem no Management 3.0, é um sistema de recompensas e bonificação colaborativo e contínuo, onde cada colaborador pode premiar e reconhecer os colegas de trabalho de acordo com a contribuição de cada um para a equipe. Nessa prática, as pessoas recebem moedas fictícias para distribuir entre os colegas que, posteriormente, podem ser convertidas em dinheiro ou outras formas de recompensa.

Benefícios:

O Merit Money incentiva a colaboração e empodera times a se tornarem responsáveis pelo processo, proporcionando uma forma atrativa e transparente de recompensar e incentivar os colaboradores. Além disso, ele resolve diretamente uma grande dor de colabores hoje nas empresas: torna mais visível e tangível o impacto que cada um tem nos resultados da equipe e da empresa como um todo.

3. Plataformas de reconhecimento

O que são plataformas de reconhecimento?

Uma maneira de contar com apoio da tecnologia para implementar o reconhecimento entre pares e até o Merit Money de uma forma contínua e mais escalável, sendo possível envolver toda a empresa de uma forma simples e sem dor de cabeça para gestores ou área de RH. Afinal, uma experiência personalizada e em tempo real de reconhecimento e incentivo se torna muito melhor usando esse tipo de ferramenta.

Benefícios:

O uso de plataformas que permitem o acesso fácil e direto de todos os colaboradores, deixa à mão uma ferramenta poderosa garantindo que os reconhecimentos aconteçam logo após o comportamento percebido, de forma orgânica, o que aumenta muito o impacto e percepção de valor desse tipo de prática.

Um outro ponto muito interessante é que o uso de plataformas constrói uma base de dados confiáveis permitindo que o RH tenha fácil acesso a informações de engajamento dos colaboradores, destaques em reconhecimento na empresa, etc. Quando as plataformas permitem que os reconhecimento enviados sejam relacionados à cultura da empresa, ainda há o ganho de tornar as práticas de reconhecimento muito mais estratégicas, levando os valores da cultura para o dia a dia de todos.



Alguma dessas tendências já faz parte da sua realidade?


0 comentário

Criamos ambientes de trabalho incríveis baseados em uma 
cultura de valorização e reconhecimento de pessoas

Somos uma plataforma gamificada de reconhecimento de colaboradores, com um marketplace de recompensas flexiveis, para apoiar empresas em seus desafios de engajamento e motivação no trabalho. 

bottom of page