top of page
  • Foto do escritorDeborah Oliveira

Como reduzir o turnover e reter talentos em 2021?

Atualizado: 12 de nov. de 2021

Nós vivemos hoje uma guerra por talentos! O número de vagas já ultrapassa o de pessoas qualificadas para as posições, principalmente quando falamos de carreiras digitais, e essa lacuna será cada vez maior nos próximos anos.


Um estudo realizado pela Softex/ABES, diz que o Brasil terá uma carência de 410 mil profissionais nessas áreas já em 2022!


Estando cada dia mais difícil sanar a demanda por bons profissionais nas nossas empresas, é essencial garantir que as pessoas que estão hoje no time permaneçam o máximo possível e engajadas com a empresa!


Como a WeCare ajuda as empresas a reduzir o turnover e reter talentos


O turnover tem grande impacto nos negócios!

Podemos falar de queda de produtividade, diminuição da qualidade das entregas e desgaste com clientes.... Mais do que isso, o turnover CUSTA CARO para sua empresa. Dados de estudo realizado pela Work Institute diz que a perda de um funcionário custa em torno de 33% do seu salário anual. Imagine só um colaborador que ganha R$ 5.000,00 por mês, o seu turnover tem um custo de R$ 19.800,00 para a empresa.


Outros estudos mostram que esse valor pode ser ainda mais alto, chegando a até 2x o salário anual! Sendo assim, é muito mais estratégico para o negócio utilizar uma fração desses valores para investir na retenção desses talentos, concorda?

Além do que a empresa gasta com o turnover, temos impacto também no que ela pode deixar de lucrar


Os fatores que trouxemos, no curto prazo, já tem consequências também em receita e crescimento do negócio. Isso é mais duro ainda para empresas que têm como base a prestação de serviços, inovação e tecnologia.


Sabemos que em todos os negócios as pessoas devem ser vistas como a principal estratégia, porém as empresas de tecnologia simplesmente não sobrevivem sem pessoas boas e motivadas.

Assim como o mercado e o perfil dos profissionais, as estratégias para gestão de turnover também devem se atualizar.

Não é mais realista que as empresas baseiem suas estratégias de gestão de pessoas planejando que bons profissionais passem longos anos no mesmo emprego.


Hoje em dia, a média de tempo em que as pessoas ficam em uma empresa é de 4,5 anos. Quando se trata de empresas de tecnologia, esse número chega a 1,5 ou 2 anos, como é o caso de gigantes como Google e Facebook.


Nesse cenário, as estratégias devem garantir a melhor experiência para o colaborador, para que no período em que fizer sentido para ele estar na sua empresa, ele esteja mais engajado e envolvido com o negócio, trazendo o máximo de retorno possível do que foi investido para tê-lo no time .


Então, como reduzir a taxa de turnover na sua empresa?


Trabalhar o turnover, assim como a gestão da experiência do colaborador, tem uma série de frentes e estratégias que podem ser utilizadas.

Afinal, quando falamos de experiência, todos os momentos do colaborador com a sua empresa constroem uma percepção geral, que pode ser boa ou ruim. Que pode fazer com que a pessoa deseje continuar ou buscar outro lugar para trabalhar mais cedo que o esperado.


Dessa forma, pensar em um ambiente de trabalho que ofereça suporte, bons momentos, experiência de trabalho fluida e prazerosa faz toda diferença e isso passa por alguns pontos que vamos resumir aqui para você:

  • Ter um propósito claro e entendido por todos que fazem parte do negócio;

  • Tornar claro o impacto de cada área e pessoa para o resultado da empresa - as pessoas querem fazer algo relevante, ter impacto!

  • Ter transparência sobre o que é esperado de cada um

  • Criar condições para que as pessoas desempenhem um bom trabalho. Isso passa por boas ferramentas de trabalho e comunicação, acesso à informação, suporte do gestor, etc;

  • Ter uma cultura de reconhecimento, além de uma estratégia de remuneração e benefícios atrativa;

  • Desenvolver e preparar a liderança para que eles sejam exemplo quando o assunto é cultura e saibam apoiar as pessoas em seus desafios no dia a dia!

E como a Wecare poderia apoiar sua empresa nesses desafios?

Aqui, por meio da nossa solução gamificada de reconhecimento, ajudamos nossos clientes a criarem um ambiente de trabalho em que as pessoas se conectam, se orgulham e querem permanecer! Como fazemos isso? Aqui nós:

1- Ajudamos as empresas a criarem contexto para os seus times, deixando claro qual é a cultura, valores e os comportamentos valorizados para que tanto as pessoas quanto o negócio tenham sucesso;

2- Levamos a cultura para o dia a dia das pessoas por meio da nossa experiência de reconhecimento orgânica e pública. O valores são de fato vistos e reconhecidos nos comportamentos dos colegas;

3- Apoiamos a alta liderança a desdobrar os desafios do negócio para as pessoas, envolvendo todos na construção do resultado e conectando o trabalho de cada um com o sucesso da empresa;

4- Permitimos que as pessoas sejam reconhecidas e recompensadas de maneira contínua e simples, pelo bom trabalho que fazem no dia a dia;

5- Damos ferramentas para que o feedback positivo seja constante na empresa, empoderando gestores e todo o time para serem protagonistas;

6- Oferecemos uma experiência de recompensas flexíveis que aumentam muito a percepção de valor do time sobre o pacote de benefícios e remuneração que possuem;

7- Fazemos isso tudo reduzindo a carga operacional do RH e entregando dados para a tomada de decisões quando o assunto são as pessoas.




Vamos junt@s tornar as pessoas incríveis em sua vida profissional


0 comentário

Criamos ambientes de trabalho incríveis baseados em uma 
cultura de valorização e reconhecimento de pessoas

Somos uma plataforma gamificada de reconhecimento de colaboradores, com um marketplace de recompensas flexiveis, para apoiar empresas em seus desafios de engajamento e motivação no trabalho. 

bottom of page