• Luciana Negreiros

4 maneiras de priorizar a experiência do colaborador no trabalho remoto

Atualizado: Nov 12

Por aqui sempre falamos sobre como o sucesso dos negócios anda ao lado da satisfação dos funcionários!

Melhore a experiência do colaborador no trabalho remoto

De acordo com a pesquisa da Gallup, as empresas com alto envolvimento dos funcionários são 1% mais lucrativas e, no mundo virtual de hoje, a tecnologia será uma das principais formas de manter esses funcionários engajados.

No início da pandemia e na definição do trabalho remoto como nova forma das empresas se estabelecerem, o foco das empresas foi em adaptar os seus processos e a sua dinâmica para este formato de trabalho.

Mas agora, sabendo que vamos seguir nesse modelo por um bom tempo, devemos planejar com muita atenção a experiência do colaborador no trabalho remoto!

E como fazer isso? Trouxemos 4 maneiras para te ajudar 👇

1. Uso inteligente da tecnologia

Mais do que nunca, as ferramentas utilizadas são 100% digitais. Por isso, cabe ao negócio garantir a usabilidade de todos os sistemas, assim como a sua segurança e privacidade, já que agora as pessoas os acessam dentro de casa.


Além disso, tempo que passamos na frente da tela hoje pode ser prejudicial em vários sentidos. Que tal fazer um bom uso da tecnologia para avaliar o bem-estar dos funcionários em tempo real? Assim evitamos o esgotamento e ajudamos a melhorar sua qualidade de vida. Vocês podem tentar diminuir a quantidade de reuniões online e até criar um chatbot para lembrar os colaboradores de darem uma pausa. Legal, né?

2. Estratégias para estimular a aprendizagem e desenvolvimento remoto

Uma pesquisa recente da Forbes sobre conhecimento mostrou que os funcionários acreditam que um maior investimento em aprendizagem e desenvolvimento no local de trabalho os tornaria mais produtivos, mais engajados e felizes com seu trabalho, e mais propensos a permanecer em suas empresas.

No modelo de trabalho remoto, é importante deixar claro como funciona esse investimento, além de criar estratégias para incentivar o desenvolvimento do time seja com incentivo financeiro para realização de cursos e especialização quanto momentos de palestras e workshops internos com os colaboradores. Colocar os próprios colaboradores no lugar de fala (como no formato de talks, por exemplo) estimula o estudo e compartilhamento de conhecimento na organização.

3. Colaboração entre as áreas de RH e tecnologia

No trabalho remoto, o RH e a área de tecnologia devem caminhar juntos quando o assunto é experiência do colaborador. As duas equipes devem trabalhar em conjunto para um ambiente mais agradável, seguro, com sistemas de fáceis acesso e privacidade. Tenha momentos de trocas e co-criação entre os times para entender como potencializar ainda mais a experiência do colaborador com os sistemas, plataformas e softwares disponíveis.

4. Reconhecimento como chave do engajamento no trabalho remoto

Fazer as pessoas se sentirem conectadas ao time e à empresa no ambiente online é ainda mais desafiador, pois não temos os momentos informais de "cafezinho" e bate papo no corredor.

O reconhecimento é uma das formas mais eficazes de fazer com que as pessoas se sintam valorizadas e motivadas no trabalho.

E quando esse reconhecimento vem, não apenas do gestor, mas sim dos colegas de trabalho, ele ainda potencializa a conexão e parceria entre o time. Implementar estratégias de reconhecimento contínuo, que podem ser operacionalizadas por plataformas digitais, não pode estar fora do radar do seu RH!


O contexto da pandemia transformou os modelos de trabalho e essa transformação veio para ficar! Por isso, foque na experiência do funcionário para criar um ambiente incrível mesmo no remoto.

Quais iniciativas a sua empresa vem aplicando para melhorar a experiência do trabalho remoto e criar um ambiente incrível?

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