top of page
  • Foto do escritorLuciana Negreiros

Como criar uma cultura de reconhecimento contínuo

Atualizado: 9 de mai. de 2022

A grande verdade é que nós, você e as mais de 7 bilhões de pessoas que vivem no planeta Terra tem a necessidade de serem reconhecidas pessoalmente e profissionalmente. 

O psicólogo norte-americano Abraham Maslow, na década de 50, criou uma Hierarquia das Necessidades Humanas, com o objetivo de compreender os fatores que influenciam a satisfação das pessoas na vida como um todo. 

Dentre as necessidades, está a de estima, que inclui exatamente o reconhecimento dos outros pela nossa capacidade e desempenho, tendo a ver com se sentir prestigiado e respeitado pelo outro. 

Pirâmide das Necessidades de Maslow
Pirâmide das Necessidades de Maslow

Mesmo sendo old school e antiga, a teoria ainda repercute, inclusive no mundo dos negócios, no qual o dinheiro tem se mostrado pouco efetivo para sustentar a motivação dos colaboradores no longo prazo em comparação a um elogio por um trabalho bem feito. 

E como as empresas faz

Ao mesmo tempo, em grande parte das empresas atualmente, os colaboradores recebem elogios somente uma vez por ano no processo de avaliação de desempenho tradicional, o que não tem se mostrado suficiente para garantir envolvimento contínuo dos colaboradores. É claro que é importante que o time receba seus feedbacks e tenha retorno sobre seu desempenho anualmente, mas é preciso esforço para ir além, reconhecendo-os de uma forma contínua no dia a dia. 


Um estudo conduzido pela OfficeTeam mostrou que 66% dos trabalhadores afirmam que provavelmente deixariam o emprego se não se sentissem apreciados. Isso mostra a importância de o feedback positivo estar mais presente na cultura das organizações. Afinal, ele tem o poder de aumentar a confiança que o colaborador tem em suas habilidades, o seu desempenho e a sua motivação (Cicero Group).


Mas, como criar uma cultura de reconhecimento contínuo?

1 - Incentive os colaboradores a celebrarem em conjunto, sem hierarquias.

O mundo atual pede novas relações de trabalho, mais horizontais e colaborativas, e isso também vale para o reconhecimento! Empodere todas as pessoas a reconhecerem umas às outras na organização, sem necessariamente depender de um gestor. É isso mesmo, gestor reconhecendo funcionário, colega elogiando outro colega, colaborador elogiando gestor e até mesmo tudo isso acontecendo entre áreas diferentes! Dê liberdade para as pessoas. Assim, elas se tornam parte do processo, podendo celebrar coletivamente as suas conquistas. 


2 - Ensine o time a reconhecer no dia a dia, não somente na avaliação de desempenho.

Ensine os colaboradores a dar feedbacks positivos, incluindo que tipos de reconhecimentos podem ser feitos, quais atitudes e comportamentos do dia a dia são valorizados pela empresa, em que momentos eles podem ser dados, quais são os melhores formatos, etc. Tudo isso vai ajudá-los a se sentirem confiantes e preparados!


3 - Torne o reconhecimento público.

Nunca subestime o poder de um elogio público! Ao tornar o reconhecimento visível para todo o time, quem o recebeu se sentirá muito mais motivado. Além disso, ver os colegas reconhecendo e sendo reconhecidos também incentiva com que as outras pessoas façam o mesmo, criando uma cultura de feedback contínuo.


4 - Utilize ferramentas para te ajudar.

É importante implementar alguma atividade ou artefato que facilite com que o reconhecimento seja levado para a rotina do colaborador. Isso pode ser feito com planilhas, murais físicos e até mesmo com plataformas online de reconhecimento, que dão suporte na gestão dos elogios e que tornam o processo mais simplificado!


5 - Seja o exemplo como RH.

Leve o reconhecimento contínuo para o dia a dia da área e também para fora do RH, reconhecendo profissionais de outros setores. Com isso, você poderá mostrar exemplos e boas práticas que podem ser replicadas por outras pessoas. Prepare e engaje também a liderança da empresa nesse processo, para que ela também atue como multiplicadora da nova cultura.


Abuse da sua criatividade nesse processo, o céu é o limite para pensar em formas de reconhecer o time! Quanto mais criatividade você trouxer, mais vai surpreender positivamente as pessoas e gerar motivação. Uma pesquisa da OfficeTeam perguntou aos participantes quais foram os melhores reconhecimentos que eles já haviam recebido por um chefe ou colegas de trabalho. Compartilhamos aqui com você alguns deles, para que tenha ideias simples e até mesmo mais elaboradas!

  • “Um cartão escrito à mão pelo diretor da empresa” 

  • “Ser nomeado funcionário do ano” 

  • “Uma mensagem enviada a todos os funcionários reconhecendo meu trabalho" 

  • "Um dia de folga" 

  • "Almoço em um restaurante bacana" 

Diante desse conteúdo, esperamos que você se sinta mais confiante para implementar uma cultura de reconhecimento contínuo e tornar a sua área de RH reconhecida por fazer coisas diferentes e criar ótimas experiências para as pessoas.


Posts recentes

Ver tudo

Criamos ambientes de trabalho incríveis baseados em uma 
cultura de valorização e reconhecimento de pessoas

Somos uma plataforma gamificada de reconhecimento de colaboradores, com um marketplace de recompensas flexiveis, para apoiar empresas em seus desafios de engajamento e motivação no trabalho. 

bottom of page