top of page
  • Foto do escritorDeborah Oliveira

Problemas que você pode ter por não reconhecer seus colaboradores

Atualizado: 12 de nov. de 2021

Você gosta de ter o seu trabalho reconhecido pelas pessoas? Aposto que a sua resposta foi sim, afinal, quem não quer ter o seu desempenho valorizado e ser respeitado pelos outros?


Como a falta de reconhecimento pode impactar negativamente seu time.

Nós, como profissionais, percebemos isso no nosso dia a dia, mas uma série de estudos trazem dados que nos ajudam a entender melhor o impacto que isso gera nas pessoas e nas empresas. Separamos aqui os resultados de algumas pesquisas para compartilhar com vocês:

  • 66% das pessoas afirmaram que provavelmente deixariam o emprego se não se sentissem apreciados (esse número chega a 73% entre millennials) - OfficeTeam

  • 89% das pessoas se queixam de estresse por falta de reconhecimento no ambiente de trabalho - ISMA

  • 78% das pessoas afirmaram que trabalhariam melhor se se sentissem mais reconhecidas - Capterra

Porém, mesmo com tantas consequências negativas, nem sempre o reconhecimento acontece de uma forma efetiva nas empresas, certo? A tradicional avaliação de desempenho anual não é mais capaz de suprir as necessidades de reconhecimento e de engajamento do time como esperado. Isso acontece porque também precisamos fazer isso no dia a dia!


Como a falta de reconhecimento de colaboradores impacta seu time?

Sem estratégias consistentes e contínuas de reconhecimento, você, como profissional de RH, líder ou até mesmo dirigente de uma empresa, não só deixa de aproveitar os benefícios de ter um time engajado por se sentir reconhecido, como pode ter consequências negativas casso não atenda às demandas das pessoas. Veja quais são:

  • Deixar o seu time no escuro, sem saber como está indo seu desempenho e o que é esperado deles: Isso gera insegurança e tira o foco das pessoas no que é realmente importante, as pessoas querem saber se estão indo na direção correta e contribuindo para o negócio!

  • Fazer com que as pessoas se sintam desvalorizadas por se dedicarem e não terem retorno sobre o seu desempenho. Isso pode fazer até com que elas questionem ou não acreditem no seu próprio potencial.

  • Impacto no alcance de resultados e na produtividade, por diminuir a motivação do time.

  • Perder a conexão entre gestor, liderado, time e com a empresa como um todo. Se sentir parte de algo maior e saber que é uma parte importante do todo, é uma grande demanda dos profissionais hoje.

  • Perda de talentos: como já citamos no início, as pessoas afirmam que a falta de reconhecimento tem impacto direto na decisão de permanecer na empresa ou buscar um novo emprego. E turnover você já sabe, tem um custo enorme para a empresa e, em um cenário de guerra por talentos que vivemos hoje, o prejuízo é ainda maior.

Depois de ler esse 5 pontos você concorda comigo que um ambiente em que isso acontece não é nada saudável tanto para as pessoas e seu desempenho, quanto para os resultados do negócio, certo? O investimento em reconhecimento pode ser baixo e tem impacto direto no time, atendendo a demandas importantes de feedback e valorização.


E como usar o reconhecimento de forma estratégica?

E para te inspirar a começar já esse movimento na sua empresa, aqui vai uma lista de momentos ou motivos para reconhecer o time! Aproveite todas as oportunidades de mostrar para as pessoas que elas são vistas, estão no caminho certo e geram impacto positivo para a empresa!

  1. A pessoa apresentou um comportamento ou atitude super alinhados com os valores da empresa

  2. A pessoa atingiu sua meta ou a empresa bateu uma meta coletiva

  3. O colaborador fez a entrega de um projeto que gerou valor para a própria empresa ou para o cliente

  4. A pessoa inovou em algum processo interno ou projeto

  5. Reconhecimento em datas importantes, como aniversário de empresa ou datas comemorativas


Você pode começar de forma simples, usando ferramentas internas como e-mails e murais, para comunicação, e planilhas para controle. Se achar importante, você pode contar também com plataformas que automatizam e dão acesso mais fácil aos programas de reconhecimento para todo o time, como é o caso da WeCare. Veja como inovar no reconhecimento de colaboradores.

O importante é começar, não vale a pena deixar para depois esse aspecto tão importante para a gestão de pessoas da sua empresa!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Criamos ambientes de trabalho incríveis baseados em uma 
cultura de valorização e reconhecimento de pessoas

Somos uma plataforma gamificada de reconhecimento de colaboradores, com um marketplace de recompensas flexiveis, para apoiar empresas em seus desafios de engajamento e motivação no trabalho. 

bottom of page